domingo, 16 de maio de 2010

Mitos e superstições da beleza

Comprei nesta segunda passada(10/05)as revistas Gloss e Criativa e estou cheia de ideias para postar aqui.
As revistas estão ótimas!
Vou começar pela Gloss que tem uma matéria bem bacana sobre os mitos de beleza que vem sendo passados por várias gerações e que até hoje acreditamos em muitos deles.
São ao todo 15 mitos,mas selecionei os 5 melhores:

*Água quente estraga os cabelos?
Sim. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.

*Lixar a sola dos pés faz com que eles fiquem mais grossos?
Sim. Lixar os pés é um trauma mecânico, que é interpretado pelo organismo como uma agressão. O corpo, com o intuito de proteger a área agredida, rapidamente forma outra pele mais consistente.

*Quando trocamos de xampu, parece que os cabelos ficam mais gostosos... É que os cabelos se acostumam com o xampu
Sim, os cabelos se “acostumam” com um produto depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antirresíduos a cada quinze dias resolve o problema.

*Tomar banho gelado segura o bronzeado?
Sim. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem vasoconstrição – contração dos vasos sanguíneos –, os banhos frios conservam mais o bronzeado.

*O alumínio presente em antitranspirantes faz mal à saúde?
Não. O alumínio pode ser responsável por dermatites de contato e alergias em pessoas com predisposição. Mas não existe relação entre o uso de desodorante antitranspirante e o surgimento de câncer de mama. O que pode acontecer é um entupimento das glândulas sudoríparas das axilas, formando nódulos que podem inflamar e doer.

Ainda quer saber mais dobre o assunto?A revista dá uma dica ótima de livro sobre o tema - Não Engula o Chiclete!,de Aaron Carroll e Rachel Vreeman.

Com texto bem-humorado e descontraído, os autores apresentam justificativas fundamentadas em estudos conduzidos com rigor científico que desmentem ou reafirmam mitos que ouvimos desde sempre sobre o que devemos ou não fazer para cuidar da saúde.

Nenhum comentário: